NOVIDADES EM UNHAS
No ano passado a Chanel revolucionou o mundo das fashionistas com uma tiragem limitada do esmalte verde-água Jade que, do dia para a noite, tornou-se objeto de desejo absoluto das mulheres e das manicures. Passado o desespero para adquiri-lo, muito dele acalmado pelos milhares de similares que pipocaram nas prateleiras dos supermercados, as tendências em cores e modas para as unhas na temporada outono-inverno 2010 parecem seguir uma linha mais linear, sem nenhum modismo gritante.
Entre as cores, o azul, o amarelo, o laranja e o roxo prometem dar um ar mais chamativo ao visual opaco que geralmente assola as grandes cidades quando as temperaturas diminuem. Completam a cartela de cores o cinza, o café, o uva, o berinjela, os vermelhos queimados e metalizados e... o nude! Pelo que parece, a sutileza também conseguiu seu espaço por mais uma temporada também nas unhas da mulherada.
O degradê, aquela técnica que consiste em ir deixando o tom do esmalte mais claro a cada unha segue em voga, de acordo com Meire Santana, professora de manicures do Senac-SP. Para as moderninhas e para as mulheres que não querem se preocupar com esmalte descascando, fica a dica da francesinha invertida.
“Nos formatos, continuarão se destacando as unhas quadradas e redondas, não muito longas. Na dúvida, vale muito a pena consultar um design de mãos para avaliar o design mais apropriado”, sublinha Meire.
Bye, bye neon!
E para quem passou a temporada anterior com unhas neon nos mais variados tons, uma triste notícia: é tempo de deixar os frasquinhos descansando. Como no outono-inverno prevalecerão as cores fortes e marcantes, a sensação de leveza e transparência das unhas fluo ficam com aquela cara de “verão passado”.
a francesinha diagonal invertida, que mantém as unhas lindas por até 15 dias. “Esta técnica é muito prática para usar casualmente, pois as pontas incolores não revelam possíveis descascados”, comenta a podóloga Patrícia Maia. Quem executa e indica a francesinha invertida é a manicure Janete Rosa. A profissional enfatiza que o estilo é ideal para quem desgasta muito as unhas durante a semana, seja no trabalho ou nos afazeres domésticos, pelo fato da simples inversão de cores garantir maior durabilidade da esmaltação.
Fique atenta a alguns exemplos de problemas de saúde que aparecem nas unhas:
A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas, podem sugerir anemia ou alguma doença hepática.
Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática.
Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa.
Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão. Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios – como pólipos nasais e sinusite crônica - podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara.
Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar.
A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida.
Uma das palestras mais aclamadas do 8º Congresso de Manicures, realizado durante a 9ª Hair Brasil, foi a que tratou de tendências de moda, cores e estilo, ministrada pelo consultor de moda Ebert Biasioli.
Ao reunir material fotográfico dos principais desfiles de moda de Paris, Nova York, Milão, São Paulo e Rio de Janeiro; editoriais de moda das mais badaladas revistas do segmento e campanhas publicitárias, o especialista apontou aos presentes quais serão as mais fortes tendências em unhas nas próximas temporadas.
Arredondadas e coloridas
Para começar, esqueça a unha longa, de formato quadrado e com misturinha branca. A moda atualmente dita que elas devem ser curtas e arredondadas. Entre as cores, quanto mais, melhor. Os azuis, desde o tom acqua, até o marinho e os verdes, do folha ao musgo, são sérios candidatos a preferidos entre as mulheres. Rosas, laranjas e o amarelo bem aceso também estarão em voga por um longo período.
Quanto ao fluo, Ebert foi enfático: “Quanto mais aceso, mais adolescente”. Portanto, cabe alertar as clientes do risco de se usar um esmalte com essa característica. E no que diz respeito a unhas decoradas, um ultimato do expert: "É cafona, e ponto final".
Metalizados: a volta da década de 1990
O futurismo, símbolo de uma releitura das tendências dos anos 1990, se refletirá nas unhas sob a forma de cores metalizadas. Mais do que isso, estas transmitem poder e riqueza. Portanto, o prata fechado e o dourado podem ser usados e abusados. E fica a dica de Ebert Biasioli: combinar essas cores de unhas com make no mesmo tom é certeza de look perfeito.
fonte: cabeleireiros.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário